EN

observações gerais das partituras

 

  • Durante o processo de transcrição, algumas escolhas foram feitas de modo a deixar as partituras mais claras e executáveis, sendo essas decisões tomadas visando uma melhor experiência com o material.
  • As transcrições foram feitas a partir dos áudios extraídos das cópias que pudemos ter acesso. Infelizmente, elas apresentam uma qualidade e definição sonora precária, o que interfere diretamente nas frequências e harmônicos. Visto isso, algumas passagens podem ter sido comprometidas pela baixa inteligibilidade e alto nível de ruído das gravações.
  • A descrição de tempo em cada partitura deve ser relativizada. Isso se deve pois foram levados em conta as horas, minutos e segundos das cópias que tivemos acesso. Outras cópias [analógicas ou digitais] podem apresentar variações na minutagem.
  • Os instrumentos transpositores foram notados em suas respectivas transposições em todos os momentos que eles estavam sozinhos em um determinado sistema. Nos poucos casos de blocos harmônicos mistos, com instrumentos transpositores e não-transpositores notados na mesma pauta, optou-se por escrever as notas em som real.
  • O "Trecho Orquestral Ia" de Seara Vermelha não foi transcrito inteiramente por conta de um problema técnico, na cópia que tivemos acesso, o que impossibilitou a audição de grande parte do trecho. Por isso, optamos por omitir essa partitura.
  • Sobre a notação da percussão afro-brasileira:

Nas gravações das trilhas, muitas vezes foram usados bongôs ao invés de atabaques, resultante possivelmente de uma limitação financeira e/ou técnica. Escolhemos escrever todas as partes dúbias [bongôs, congas, timba, etc] como atabaques, de forma a padronizar a escrita, além de acreditarmos que esse seja o posicionamento estético mais adequado.

Todos os padrões rítmicos que se repetem por longas durações foram simplificados, omitindo-se pequenas variações de caráter improvisado.

O gã, ou gan, é uma espécie de agogô com apenas uma campana.

Agdavi é uma espécie de baqueta tradicional utilizada em tradições musicais afro-brasileiras.

 

 

legendas para a percussão afro-brasileira

D: mão direita            E: mão esquerda

lista de abreviações dos instrumentos utilizados

Picc. [Piccolo]

Fl. [Flauta]

Fl. A. [Flauta Alto]

Pf. [Pife]

Cl. [Clarinete]

Clarone [Clarone]

Sax A. [Saxofone Alto]

Sax T. [Saxofone Tenor]

Sax B. [Saxofone Barítono]

Ob. [Oboé]

C. Ing. [Corne Inglês]

Fgt. [Fagote]

Tpa. [Trompa]

Tpt. [Trompete]

Tbn. [Trombone]

Tbn. B. [Trombone Baixo]

Tb. [Tuba]

 

Vln. [Violino]

Vla. [Viola]

Vc. [Violoncelo]

Cb. [Contrabaixo]

 

V. Fem. [Voz Feminina]

V. Masc. [Voz Masculina]

Pno. [Piano]

Acord. [Acordeom]

Gtr. [Guitarra]

 

Bat.[Bateria]

Cx. [Caixa]

Perc. [Percussão]

At. [Atabaque]

Ag. [Agogô]

Vib. [Vibrafone]

Xil. [Xilofone]

Tpn. [Tímpano]

B. [Bombo]

Zab. [Zabumba]

 

 

 

© 2015 Trilhas Musicais de Moacir Santos  |  Todos os direitos reservados  |  Criado por LPG